14 janeiro 2016

Pudim de Batata-Doce

Image and video hosting by TinyPic

Você deve estar olhando com cara de nojo e se perguntando... WHAAAT?!!!!
Mas devo dizer que eu, que não gosto de batata doce, achei que ficou uma delícia e aliás, só compro batata pra fazer pudim de agora em diante.
Além do mais, a batata doce é um zilhão de vezes mais saudável do que leite condensado, né!?
Olha só os benefícios dela:
- Tem baixo índice glicêmico o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras).
- é rica em vitamina A além de vários minerais, como manganês, magnésio, cálcio, fósforo e potássio.
- rica em fibras que aumentam a sensação de saciedade e auxiliam no funcionamento intestinal.

Então, agora que você já sabe que ela é muito boa, bora pra receita:

Ingredientes:
• 2 batatas-doce cozidas e sem casca
• 3 col. (sopa) de amido de milho
• 2 col. (sopa) óleo de coco (ou de soja, mas de coco é mais saudável)
• 2 xíc. de leite
• 1 xíc. de açúcar
• 50 gramas (um pacotinho) de coco ralado

Modo de Preparo:
Após cozidas as batatas, amasse-as com um garfo e despeje o purê no liquidificador junto com os outros ingredientes. Bata até obter uma massa lisa e reserve. Enquanto isso, prepare a calda do pudim. Despeje 1/2 xícara de açúcar em uma assadeira de furo no meio, leve ao fogo baixo e mexa até que derreta. Muito cuidado e muita atenção para não queimar! O açúcar derrete muito rápido.
Quando a calda estiver liquida, use uma colher para espalhar a calda pela assadeira, como se estivesse "untando" ela. Feito isso, despeje a massa na assadeira.
Separe uma panela que caiba a forma e que não balance ou fique apertada demais, despeje um copo de água dentro da panela e leve ao fogo para ferver, prestando sempre atenção para quando a água secar e ir repondo até o dar o ponto durinho de pudim.
ATENÇÃO: É importante por água aos poucos porque colocar muita água de uma vez, vai fazer com que transborde e apague o fogo e se a água secar não tem vapor para cozinhar, então muita atenção!
Deixar cozinhar por volta de 1 hora e ir colocando água na panela sempre que preciso. Sempre conferir o ponto do pudim, que deve ser firme mas não necessariamente seco. O garfo não precisa sair limpo, apenas com pouca sujeirinha de pudim.
Quando estiver no ponto, retire do fogo e aguarde esfriar. Para desenformar, use uma faca para contornar as bordas do pudim, desgrudando-o da assadeira.  Coloque um prato sobre ele, segure firme e vire de uma vez.
Leve a geladeira até que esfrie e sirva em seguida.

Image and video hosting by TinyPic
Espero que tenham gostado e me contem se fizerem em casa.
Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários! ;D

Um grande beijo e até a próxima!

Nenhum comentário :

Postar um comentário