14 dezembro 2015

Dicas de como aprender francês sozinho (parte 1)

Image and video hosting by TinyPic

Vamos combinar que não tem língua mais romântica e linda do que o Francês, certo?
Meu amor pelo idioma começou quando estudei no CEL (Centro de Estudo de Línguas) na época do Ensino Médio e quando o curso acabou eu saí com um nível “básico avançado” (A2).
Depois disso nunca mais pratiquei porque estava focada no inglês, agora que já me viro, posso focar em francês e me aprofundar no assunto da mesma forma que fiz com o inglês: sozinha.
Porém o desafio maior ao tentar aprender sozinho é não encontrar material decente. Diferente do inglês que tem muitaaa coisa, em francês é bem mais difícil de achar com a mesma variedade e geralmente é tudo muito básico.
Mas como nem tudo está perdido, fucei tanto até que encontrei alguns canais e sites bem legais para quem está no meio do caminho entre o básico e o avançado.
Aprender sozinho exige ouvir, ler e praticar muito, então eu vim dividir com vocês os meus achados e o que eu tenho feito para aprender francês.
Como o conteúdo varia entre músicas, livros, séries e podcasts, decidi dividir tudo em uma série onde vou colocar todo o conteúdo que for descobrindo e achando bacana, ok?

Hoje eu vim apresentar a vocês as séries que têm me ajudado a treinar meus ouvidos e aumentar meu vocabulário.

- Extr@
É uma série que foi ao ar entre 2002 e 2004 e tem um tema bem jovem e descontraído, com diálogos facilitados para quem está entre o nível básico e intermediário e é dividida em (apenas) 13 episódios.
Além do francês, a série também conta com versões em inglês, alemão e espanhol onde a história e os personagens são os mesmos, mudando apenas os atores.
A série conta a história de Sacha e Annie que dividem um apartamento, têm um vizinho chamado Nico e recebem a Sam, um americano que fala muito mal o idioma e, ao corrigirem ele, muita coisa é explicada e ensinada.
Eu adorei essa série e é uma pena que são apenas 13 episódios, eu já estava viciando e assisti um episódio atrás do outro.
Os episódios disponíveis no Youtube são todos em baixa resolução, mas nada que atrapalhe, dá pra ver tudo bonitinho e em sua maioria eles contém as legendas em francês, é só ativar o botãozinho de legendas no player.
Deixo vocês com o primeiro episódio e para ver o restante, basta clicar no título do vídeo e assistir os demais no próprio Youtube.



- Caillou e desenhos franceses
Quem aí não se lembra do desenho Caillou? Ele marcou a infância de muita gente, inclusive a minha. Pois bem, sabia que Caillou é originalmente francês? Ok, pelo nome era de se desconfiar, mas eu nunca tinha ligado os pontos. Sendo assim, aprendi a amar Caillou em francês devido ao vocábulário simples, a fala tranquila e o conteúdo lúdico que são perfeitos para quem está aprendendo. Com isso aprendi muitas coisas e venho melhorando minha capacidade de compreensão. Outra dica que dou é de procurar outros desenhos em francês para treinar. Algumas sugestões que dou são: Mimis la souris, Milo le Lapin entre outros, que são bem fáceis de entender.



Espero que tenham gostado! Caso tenha alguma sugestão, não se esqueça de deixar nos comentários.
Bisous et au revoir!

Nenhum comentário :

Postar um comentário